Fittipaldi 3200
Fittipaldi 3200
dvoumotorový speciál bratrů Fitipaldiových (z nichž jeden se pak stal jezdcem Velkých cen F1). Specialitkou bylo mj. náporové chlazení.
Prej "to" jelo přes 200.
Prej "to" jelo přes 200.
"Mně se nesmí nikdo divit." (Pětišroub, 2016)
- prak
- špión 007
- Příspěvky: 4675
- Registrován: 19 úno 2003
- Bydliště: Prak out of Prag
- Kontaktovat uživatele:
jó, to je pěkný. Kdysi jsme to měli v klubovým časopise [smilie=andere047.gif]
S broukem v hlavě - Prak von VW Brouk klub Prag a 17. předseda Jeď rychlejc.
- Želvák Bob
- stálý inventář fóra flat4
- Příspěvky: 1931
- Registrován: 14 zář 2003
- Bydliště: Brno - centrum
Re: Fitipaldi 3200
Jen pro upřesnění...Pětišroub píše:...........z nichž jeden se pak stal jezdcem Velkých cen F1.......
... omyl - oba jezdili F1! Jenže Emerson se stal 2x mistrem světa (1972 a 1974) a známý je i díky vítěztvím v CART, jeho mladší bratr Wilson byl spíše podprůměr (i když nikdy nejel ve špičkovém voze). Jednu dobu jezdili dokonce společně ve "své" (cha, cha) stáji Copersucar...
... buggy je pláží král ...
http://www.zakeri.cz
http://www.buggybob.galerie.cz/
http://www.fotopoezie.zonerama.com
http://www.zakeri.cz
http://www.buggybob.galerie.cz/
http://www.fotopoezie.zonerama.com
- prak
- špión 007
- Příspěvky: 4675
- Registrován: 19 úno 2003
- Bydliště: Prak out of Prag
- Kontaktovat uživatele:
protože při 3000 jedeš sotva stovkou
S broukem v hlavě - Prak von VW Brouk klub Prag a 17. předseda Jeď rychlejc.
- Žanek
- vrchní logistik a pokročilý sysel
- Příspěvky: 2934
- Registrován: 31 kvě 2004
- Bydliště: Brno
- Kontaktovat uživatele:
jasně - no a ony závodní motory určitě netočí jen standarních 4500 - no a ona broučí převodovka se dá poskládat s třema různýma diferenciálama a třema různýma "délkama" 4ky a je třeba podstatně "delší" než převodovka Porsche 356Pětišroub píše:no já sem čet´že to pěknejch pár převodovek roztrhlo tak kdo ví...jinak to vypadá na převodovku s otočeným diferenciálem, aby mohly být motory uloženy za sebou nicht wahr?
(o\_!_/o) - jezdím Hektorem
NO CHROM......NO PROBLEM
NO CHROM......NO PROBLEM
A VO TOM TO JE!:
O carro foi construído em duas semanas. Seus dois motores VW ligados, formando um único motor de oito cilindros e 3.2 litros de cilindrada, 1.6 por motor, geravam 400 cavalos, empurrados por metanol.
Como o carro pesava 420 quilos - a carroceria de fibra pesava 17 quilos - dava quase um cavalo para cada quilo. O câmbio de cinco marchas era de um Porsche RSK, assim como os freios a tambor e o sistema de direção.
A receita era bem simples: em um chassi de Fusca cortado, foi soldado, na parte traseira, outro chassi tubular proveniente de um Super-Vê (carro monoposto com motor VW). Dois motores de Volkswagen (1.6) foram ligados por meio de uma junta elástica - usada no eixo cardã dos então FNM 2.000 , resultando em um motor de oito cilindros contrapostos, colocado entre-eixos. O câmbio, de cinco marchas, era de um Porsche RSK, que se encaixava no motor. A suspensão dianteira era de Fusca, com barras de torção; e a traseira, independente, com molas helicoidais. O mesmo esquema dos Super-Vê. Como não deu tempo de colocar freios a disco, foram usados os modelos a tambor do mesmo Porsche que forneceu o câmbio e também o sistema de direção. As rodas eram em liga leve, de 9 polegadas de largura na frente e 10 atrás. Para cobrir tudo, foi feita uma carroceria em fibra de vidro moldada em cima de uma de Fusca. Era praticamente uma peça única (a parte traseira abria por inteiro deixando toda a mecânica à mostra) e ficou pronta em dois dias e pesava apenas 17 quilos!
Uma curiosidade: pelo regulamento, para correr na categoria esporte-protótipo da época, o carro deveria ter dois lugares. Resultado: o segundo banco era também o tanque.
Os motores acabaram recebendo um bom tratamento. A cilindrada, por meio de kits Okrasa, pulou para 2.2 litros em cada motor, totalizando 4.4 litros. Comandos de válvulas especiais, virabrequins roletados, quatro carburadores duplos Weber 45 e radiadores de óleo do motor, colocados no lugar do pára-choque dianteiro, completavam o preparo. As ventoinhas de refrigeração, para ganhar potência, foram retiradas. O resfriamento era feito através de tomadas de ar, que vinham do pára-brisa inclinado. O combustível era metanol. Ricardo estima que os motores tinham mais de 200 cv cada (400 cv no total), que, aliados aos 412 kg em ordem de marcha, davam uma boa relação peso/potência.
Estréia
O carro, pintado de laranja com uma faixa branca lateral, pintura oficial da equipe Fittipaldi, andou pela primeira vez, em Interlagos, em novembro de 1969. Aprovada, a cadeira elétrica rumou para o Rio de Janeiro, para fazer os treinos de qualificação para a prova 1.000 Quilômetros da Guanabara. José Carlos Pace, o Moco, fez o melhor tempo com a Alfa Romeo TT33, com motor V8 de 2 litros: 1m33,9 s. A surpresa: o Fitti-VW, com Wilson Fittipaldi Junior, ficou em segundo, com 1m36,3s, na frente do Ford GT40, Lola T-70 e dos AC! O Fitti-VW não terminou a corrida, quebrou o câmbio. Em janeiro de 1970, correu em uma prova em volta do Mineirão, em Belo Horizonte. Dessa vez foi a junta de borracha que unia os dois motores que quebrou, um problema que se repetiu várias vezes.
Em março desse ano, Emerson, Wilson e Ricardo foram para a Europa. Adu Celso, piloto brasileiro que corria no mundial de motociclismo, e que estava começando a carreira, comprou o carro. Retirou um motor para ganhar confiabilidade. Fez algumas corridas sem resultados positivos. O Fitti-VW acabou decorando a frente de uma escola de pilotagem em Interlagos, SP. Depois sumiu, hoje, para lembrar, existe uma réplica e algumas fotos.
"Mně se nesmí nikdo divit." (Pětišroub, 2016)
- yahoďák
- atrakce fóra flat4.org
- Příspěvky: 8945
- Registrován: 03 zář 2003
- Bydliště: východně od stověžaté
..hop nahoru...
ještě tam nahoře píšou cosi o trubkovém rámu jako u Formule Vee, může to někdo přelousknout? Že jako rám z brouka zkrácen o zadní část a ta vyrobena podle Vee??
pár fotek:
na téhle mě zaujal ten nápis na "prahu" .... 1600cc ??? ... že by tomu monstru přecházela napřed jednomotoruová verze??? (na černobílé fotce z boku v Pětišroubově příspěvku je blbě, ale čitelný nápis 3200)
No a tady s další legendou GT40 na trati Tisíc mil Guanabara 1969:
ještě tam nahoře píšou cosi o trubkovém rámu jako u Formule Vee, může to někdo přelousknout? Že jako rám z brouka zkrácen o zadní část a ta vyrobena podle Vee??
pár fotek:
na téhle mě zaujal ten nápis na "prahu" .... 1600cc ??? ... že by tomu monstru přecházela napřed jednomotoruová verze??? (na černobílé fotce z boku v Pětišroubově příspěvku je blbě, ale čitelný nápis 3200)
No a tady s další legendou GT40 na trati Tisíc mil Guanabara 1969: